As mentirinhas começam através das próprias brincadeiras, onde a criança inventa papéis, cria objetos e situações que não existem, o que é de extrema importância para a formação do pensamento lógico. Através da imaginação a criança coloca em prática o conhecimento absorvido e aprende a raciocinar.
Com o passar dos anos a fantasia dá lugar à noção
de realidade, mas sem desaparecer totalmente, nesse momento a criança já consegue perceber o que é certo e o que é errado.
Abaixo listo algumas situações em que as
crianças mentem:
- Como já adquiriram alguma noção do que é certo e
errado, mentem por temerem castigos ou repreensões;
- Mentem para fugir de suas responsabilidades;
- Mentem para chamar a atenção dos pais;
- Mentem para impressionar os amiguinhos;
- Outro motivo que pode levar a criança a mentir é
o exemplo dos pais. Se os pais mentem ou são indiferentes quando seu filho
mente, ele poderá achar normal.
Nesta fase algumas crianças costumam pegar
objetos que não lhe pertencem, neste momento pais e professores devem mostrar a verdade da situação, fazendo com que a criança devolva o
objeto e explicando racionalmente porque ela não pode fazer isso.
Nunca agir como se nada tivesse acontecido. Alguns pais resolvem a situação sem o envolvimento da criança. É muito importante que a criança participe desse processo.
Como agir diante da mentira?
- Precisamos primeiro identificar se o que acontece é mentira ou fantasia;
- Se tiver dúvida sobre a história da criança, não
insista, peça que conte a história horas mais tarde e compare as versões;
- Nunca faça perguntas específicas, seja amplo,
como: “O que aconteceu na escola?” em vez de “Te bateram na escola?”. Lembro
que nesta fase as crianças criam situações e que às vezes a frase “o amiguinho
me bateu” pode ter outros significados;
- Broncas e castigos não levam a nada, muito pelo
contrário a criança vai acabar mentindo por medo;
- Quando as verdades são ditas devemos
valorizá-las;
- Mentiras freqüentes sobre o mesmo assunto podem
significar sentimentos de angústia, ansiedade e medo com relação a
alguma situação específica, nesse caso fique de olho e procure observar se há
algum problema em casa ou na escola, a criança pode estar sofrendo com alguma
situação;
- Caso a mentira continue freqüente após os 7 anos,
procure um profissional.
Mostrar os benefícios da verdade e os prejuízos da mentira é a melhor
forma de tratar a mentira na infância.