Vamos falar
um pouco sobre o uso das chupetas e dos cheirinhos. A chupeta
acalma porque está ligada ao aleitamento materno, o seio que preenche, sacia e traz
conforto para a criança.
Lembro que
neste período as crianças estão na fase oral e que portanto, a satisfação gira
em torno da boca.
Já o
cheirinho que pode ser um bichinho de pano, um pequeno travesseiro, fralda
ou cobertor, são objetos que em algum momento entraram na vida da criança e que
ela se apega de tal maneira que depois de um tempo não quer mais largá-los.
Esses objetos se tornam fonte de segurança, pois guardam em si a sensação de
aconchego, acolhimento e familiaridade.
Vamos
entender os momentos em que os objetos desempenham um papel positivo e
negativo.
- Tanto a
chupeta como o cheirinho podem ser oferecidos para acalmar a criança;
- Perceba se
o momento necessita de conforto e segurança, nesse caso o uso é recomendado;
- O uso da
chupeta e do cheirinho para silenciar o choro é inadequado;
- Nunca
substitua o contato do adulto de referência (pai e mãe) pelos objetos. É melhor
deixar a criança chorando por um tempo, do que calá-la com a chupeta e/ou
cheirinho, pois desta forma a criança estará expressando seus sentimentos e aos
pouquinhos vai elaborar a ausência dos pais;
- Durante o
dia evite a chupeta e o cheirinho, esse é o momento que a criança tem para
brincar e conhecer o mundo;
- Quando a
criança tem a sua rotina muito alterada ( quarto novo, casa nova, chegada de um
irmãozinho, perda de parentes próximos ou animalzinho de estimação etc.)podemos
oferecer a chupeta e/ou cheirinho, pois são momentos que geram muita
insegurança e ansiedade;
- Outro
momento muito delicado é o da adaptação escolar, nessa fase a criança poderá se
sentir insegura, ansiosa e temerosa. Vai descobrir um mundo novo, coisas novas,
pessoas, ambientes e sons. Nesse momento nada melhor do que o cheirinho e/ou
chupeta para lhe dar um pouco de segurança e lhe trazer sensações já
conhecidas. Eles vão funcionar como objeto de transição, criando um link
casa-escola.
Durante os
meus anos de escola já presenciei as maiores acrobacias por parte das mães,
quando por algum motivo a chupeta e/ou cheirinho são esquecidos ou perdidos. Não podemos
ficar reféns dos objetos, quando isso acontece, algo não vai bem, significa que
os pais estão substituindo seu contato com a criança pelo objeto. Esse é um
processo que requer tempo e paciência, precisamos entender o que nosso filho
quer. E não simplesmente calá-lo.
Sei que
muitas vezes é angustiante ouvir os pequenos chorando, mas vamos segurar nossa
ansiedade e focar na criança.