Chupeta e cheirinho - Meu filho não os larga

     Vamos falar um pouco sobre o uso das chupetas e dos cheirinhos. A chupeta acalma porque está ligada ao aleitamento materno, o seio que preenche, sacia e traz conforto para a criança. 
Lembro que neste período as crianças estão na fase oral e que portanto, a satisfação gira em torno da boca.
Já o cheirinho que pode ser um bichinho de pano, um pequeno travesseiro, fralda ou cobertor, são objetos que em algum momento entraram na vida da criança e que ela se apega de tal maneira que depois de um tempo não quer mais largá-los. Esses objetos se tornam fonte de segurança, pois guardam em si a sensação de aconchego, acolhimento e familiaridade.

Vamos entender os momentos em que os objetos desempenham um papel positivo e negativo.

- Tanto a chupeta como o cheirinho podem ser oferecidos para acalmar a criança;

- Perceba se o momento necessita de conforto e segurança, nesse caso o uso é recomendado;

- O uso da chupeta e do cheirinho para silenciar o choro é inadequado;

- Nunca substitua o contato do adulto de referência (pai e mãe) pelos objetos. É melhor deixar a criança chorando por um tempo, do que calá-la com a chupeta e/ou cheirinho, pois desta forma a criança estará expressando seus sentimentos e aos pouquinhos vai elaborar a ausência dos pais;

- Durante o dia evite a chupeta e o cheirinho, esse é o momento que a criança tem para brincar e conhecer o mundo;

- Quando a criança tem a sua rotina muito alterada ( quarto novo, casa nova, chegada de um irmãozinho, perda de parentes próximos ou animalzinho de estimação etc.)podemos oferecer a chupeta e/ou cheirinho, pois são momentos que geram muita insegurança e ansiedade;

- Outro momento muito delicado é o da adaptação escolar, nessa fase a criança poderá se sentir insegura, ansiosa e temerosa. Vai descobrir um mundo novo, coisas novas, pessoas, ambientes e sons. Nesse momento nada melhor do que o cheirinho e/ou chupeta para lhe dar um pouco de segurança e lhe trazer sensações já conhecidas. Eles vão funcionar como objeto de transição, criando um link casa-escola.

     Durante os meus anos de escola já presenciei as maiores acrobacias por parte das mães, quando por algum motivo a chupeta e/ou cheirinho são esquecidos ou perdidos. Não podemos ficar reféns dos objetos, quando isso acontece, algo não vai bem, significa que os pais estão substituindo seu contato com a criança pelo objeto. Esse é um processo que requer tempo e paciência, precisamos entender o que nosso filho quer. E não simplesmente calá-lo.
Sei que muitas vezes é angustiante ouvir os pequenos chorando, mas vamos segurar nossa ansiedade e focar na criança.