Vamos tratar nesta postagem da agressividade, tema sempre muito discutido entre pais e professores e que gera muita preocupação.
Meu filho é agressivo? - Ele morde, bate, empurra e puxa cabelo.
Em primeiro lugar gostaria de esclarecer que crianças pequenas estão descobrindo o mundo, e para que isso aconteça é necessário experimentá-lo.
A criança está em constante desenvolvimento psicomotor, emocional e cognitivo, sempre testando suas possibilidades à medida que vai se desenvolvendo.
A palavra agressividade é muito forte para descrever essas ações que fazem parte da descoberta e do desenvolvimento da criança, ela desconhece esse sentimento e age por impulso.
Segundo WEITEN - “agressão é qualquer comportamento com intenção de ferir alguém física ou verbalmente".
Devo recordar que crianças muito pequenas ainda não desenvolveram a linguagem falada, usando a linguagem corporal para se comunicarem.
Quando um amigo bate no outro pela disputa de um brinquedo, devemos levar em consideração que a fala que está por trás deste gesto é "eu quero esse brinquedo", a criança nesta fase é totalmente egocêntrica devendo tudo ser dela e para ela, contribuindo para os impulsos relacionados aquilo que deseja.
Também estão na fase da imitação, e o que fazem pode ser reflexo do comportamento de outros amiguinhos e até mesmo dos pais, quando os pais brincam de morder, a criança acha essa ação natural e reproduz na escola, evitem este tipo de brincadeira, pois a criança tende a imitá-los com os amiguinhos, e nem sempre isto é bem visto pelos pais da criança que recebeu a mordida.
Quando uma criança empurra, morde ou bate, devemos conversar mostrando que isso não se faz e que machuca o amiguinho, é importante manter uma expressão facial séria para que ela perceba que não foi legal o que fez, também devemos incentivá-la a pedir desculpas dando beijinho na outra criança, já que seu vocabulário ainda é pobre.
Castigos e ameaças podem ser vistos como reforço para chamar a atenção dos pais e educadores e não como uma punição.
É lógico que a medida que a criança vai crescendo e se desenvolvendo, o nível de consciência com relação a sí e aos outros vai aumentando, já consegue distinguir parcialmente o certo do errado, neste momento precisamos ficar atentos a esses comportamentos, pois podem representar sentimentos reprimidos, que serão expressados através dessas ações.
É lógico que a medida que a criança vai crescendo e se desenvolvendo, o nível de consciência com relação a sí e aos outros vai aumentando, já consegue distinguir parcialmente o certo do errado, neste momento precisamos ficar atentos a esses comportamentos, pois podem representar sentimentos reprimidos, que serão expressados através dessas ações.
Alguns pesquisadores caracterizam a agressão de três formas:
- Agressão instrumental: empregada para obter ou reter um brinquedo ou outro objeto qualquer;
- Agressão instrumental: empregada para obter ou reter um brinquedo ou outro objeto qualquer;
- Agressão reativa: a retaliação raivosa em função de um ato intencional ou acidental;
- Agressão ameaçadora: um ataque de agressão espontâneo (BERGER, 2003, p. 202, grifo do autor).
- Agressão ameaçadora: um ataque de agressão espontâneo (BERGER, 2003, p. 202, grifo do autor).
Vamos ficar atentos em que idade e contexto essas ações ocorrem, sempre verificar se houve intenção de ferir, e quando necessário procurar ajuda profissional.