De 6 a 9 meses
- A criança consegue permanecer sentada sozinha por períodos curtos;
- Apresenta o comportamento de rastejar para se aproximar de uma pessoa ou objeto;
- Quando deitada de costas, consegue virar-se para ficar de barriga para cima;
- Inicia o engatinhar, demonstrando o desenvolvimento motor;
- Com apoio e sustentação, consegue ficar de pé;
- Manipula objetos, segurando um em cada mão;
- Transfere objetos de uma mão para a outra, aprimorando a coordenação motora fina;
- Brinca com objetos, jogando-os repetidamente;
- Vocaliza sílabas sem significado, iniciando a prática de sons;
- Reconhece rostos familiares, como os da família;
- Pode demonstrar medo de rostos desconhecidos;
- Já participa de brincadeiras simples, como bater palmas e esconde-esconde.
De 9 a 12 meses
- Com apoio, é capaz de ficar de pé sozinho;
- Começa a andar, inicialmente apoiada por duas mãos e, posteriormente, por uma ou utilizando móveis como suporte;
- Bate objetos uns contra os outros, explorando as propriedades dos mesmos;
- Repete sons ou palavras que ouve, conseguindo pronunciar “mamã” ou “papá” com significado;
- Associa ações a determinadas palavras, como acenar ao dizer “tchau”;
- Aprende a pronunciar duas ou três palavras;
- Compreende a proibição, demonstrando uma resposta a limites;
- Interage ativamente com adultos;
- Inicia a compreensão do significado dos objetos, como colocar o telefone junto ao ouvido ou apertar o botão da televisão.
Durante este período, o recém-nascido é altamente sensível ao estado emocional das pessoas ao seu redor, especialmente dos pais. Quando a mãe está tensa, ansiosa ou triste, essa tensão é percebida pelo bebê, que pode manifestar sinais de ansiedade, como alterações no sono, alimentação e evacuação, além de um aumento no choro.
Em termos de desenvolvimento psicossocial, a criança ainda se encontra na fase oral, na qual as necessidades, percepções e expressões estão centradas na boca. As ações de sugar, morder, mastigar e até mesmo morder objetos proporcionam à criança relaxamento e satisfação, promovendo prazer. Assim, o aprendizado ocorre tanto pelos sentidos quanto pela boca, com a criança colocando objetos na boca para explorar o ambiente.
Nesse estágio, a criança começa a expressar suas necessidades e sentimentos por meio do corpo. O vínculo afetivo com a mãe se intensifica, e a separação dela pode causar certa ansiedade. Além disso, a criança explora ativamente o mundo ao seu redor, demonstrando curiosidade e interesse por tocar e observar objetos e pessoas.