Seu filho de 6 a 12 meses

De 6 a 9 meses

  • A criança consegue permanecer sentada sozinha por períodos curtos;
  • Apresenta o comportamento de rastejar para se aproximar de uma pessoa ou objeto;
  • Quando deitada de costas, consegue virar-se para ficar de barriga para cima;
  • Inicia o engatinhar, demonstrando o desenvolvimento motor;
  • Com apoio e sustentação, consegue ficar de pé;
  • Manipula objetos, segurando um em cada mão;
  • Transfere objetos de uma mão para a outra, aprimorando a coordenação motora fina;
  • Brinca com objetos, jogando-os repetidamente;
  • Vocaliza sílabas sem significado, iniciando a prática de sons;
  • Reconhece rostos familiares, como os da família;
  • Pode demonstrar medo de rostos desconhecidos;
  • Já participa de brincadeiras simples, como bater palmas e esconde-esconde.

De 9 a 12 meses

  • Com apoio, é capaz de ficar de pé sozinho;
  • Começa a andar, inicialmente apoiada por duas mãos e, posteriormente, por uma ou utilizando móveis como suporte;
  • Bate objetos uns contra os outros, explorando as propriedades dos mesmos;
  • Repete sons ou palavras que ouve, conseguindo pronunciar “mamã” ou “papá” com significado;
  • Associa ações a determinadas palavras, como acenar ao dizer “tchau”;
  • Aprende a pronunciar duas ou três palavras;
  • Compreende a proibição, demonstrando uma resposta a limites;
  • Interage ativamente com adultos;
  • Inicia a compreensão do significado dos objetos, como colocar o telefone junto ao ouvido ou apertar o botão da televisão.

Durante este período, o recém-nascido é altamente sensível ao estado emocional das pessoas ao seu redor, especialmente dos pais. Quando a mãe está tensa, ansiosa ou triste, essa tensão é percebida pelo bebê, que pode manifestar sinais de ansiedade, como alterações no sono, alimentação e evacuação, além de um aumento no choro.

Em termos de desenvolvimento psicossocial, a criança ainda se encontra na fase oral, na qual as necessidades, percepções e expressões estão centradas na boca. As ações de sugar, morder, mastigar e até mesmo morder objetos proporcionam à criança relaxamento e satisfação, promovendo prazer. Assim, o aprendizado ocorre tanto pelos sentidos quanto pela boca, com a criança colocando objetos na boca para explorar o ambiente.

Nesse estágio, a criança começa a expressar suas necessidades e sentimentos por meio do corpo. O vínculo afetivo com a mãe se intensifica, e a separação dela pode causar certa ansiedade. Além disso, a criança explora ativamente o mundo ao seu redor, demonstrando curiosidade e interesse por tocar e observar objetos e pessoas.