Atualmente, vivemos em uma realidade onde é comum a rotulação precoce de crianças, o que resulta em diagnósticos imprecisos e com baixo grau de avaliação. Essa prática é preocupante, pois para o estabelecimento de intervenções terapêuticas, como reabilitação, compensação e aplicação de técnicas de ensino, é fundamental que o diagnóstico seja preciso, diferenciado e confiável, sendo fornecido por uma equipe multidisciplinar especializada.
Diagnósticos e classificações realizadas de forma superficial podem conduzir a encaminhamentos inadequados. No meu atendimento escolar e clínico, frequentemente recebo queixas de pais e educadores sobre crianças que apresentam dificuldades para realizar tarefas simples, o que pode ser um indicativo de distúrbios psicomotores ou cognitivos.
Psicomotricidade e seu Papel no Desenvolvimento Infantil
A psicomotricidade, por meio da interação do sistema nervoso com o corpo, permite a integração entre mente e físico, facilitando o desenvolvimento da percepção corporal e o domínio dos movimentos, promovendo uma melhor expressão corporal.
A seguir, são apresentadas algumas características comuns em distúrbios psicomotores. É importante destacar que essas manifestações podem estar associadas também a outras condições, como distúrbios emocionais ou neurológicos, sendo necessária uma análise aprofundada:
- Atraso nos marcos de desenvolvimento;
- Falta de coordenação motora;
- Dificuldades em atividades de leitura e escrita;
- Alterações na fala ou na linguagem (dislalia, gagueira, entre outras);
- Lentidão na execução de tarefas escolares;
- Facilidade para se fatigar;
- Dificuldades na transposição de informações do plano vertical para o horizontal (exemplo: do quadro para o caderno);
- Disgrafias, disortografias e escritas espelhadas;
- Lateralidade indefinida;
- Deficiência na formação de conceitos;
- Falhas na percepção e discriminação sensorial;
- Dificuldades de orientação espacial e temporal;
- Alterações no esquema corporal e na capacidade de discriminar padrões gestalticos, ou seja, na habilidade de perceber o todo a partir das partes.
Processos Cognitivos e Suas Implicações no Desenvolvimento Infantil
O processo cognitivo, que envolve a aquisição e o processamento de conhecimentos, abrange aspectos como atenção, percepção, conceituação, discriminação, memória, raciocínio e linguagem. Crianças com dificuldades cognitivas podem apresentar sintomas como:
- Lentidão nas tarefas cognitivas;
- Alta distração;
- Dificuldade de abstração e processamento de informações;
- Esquecimento do conteúdo aprendido;
- Necessidade de maior tempo para compreender e assimilar instruções e regras.
A Relevância do Diagnóstico Diferencial
O diagnóstico diferencial é crucial, pois atrasos no desenvolvimento infantil podem estar relacionados a distúrbios psicomotores e/ou cognitivos. Quanto mais cedo forem identificados, maiores são as chances de intervenção eficaz e recuperação. Esse diagnóstico preciso reduz o risco de diagnósticos incorretos, como, por exemplo, a rotulação de uma criança como deficiente mental quando, na verdade, ela apresenta dificuldades cognitivas específicas.
Em qualquer contexto de trabalho com crianças, é possível nos depararmos com indivíduos com necessidades especiais. Portanto, a avaliação e o diagnóstico nesses casos requerem um critério ainda mais rigoroso e detalhado.
Conclusão
É fundamental que, na infância, os estímulos necessários ao desenvolvimento motor e cognitivo sejam proporcionados de maneira adequada. Caso contrário, podem surgir problemas futuros de aprendizagem e outras dificuldades no desenvolvimento da criança. O processo de avaliação precisa ser cuidadoso e embasado, a fim de garantir o acompanhamento adequado e o melhor suporte para o desenvolvimento integral da criança.