Mordida

A mordida é  um tema sempre muito discutido entre pais e professores, gerando preocupação. Mas antes de abordá-la gostaria de esclarecer alguns pontos.
    
Crianças na faixa etária entre 0 e 2 anos estão na chamada fase oral.

O que isso significa?

Nesta fase toda satisfação gira em torno da boca. Começando pelo aleitamento materno, que além de fazer o bebê se sentir alimentado, envolve toda ternura da mãe, a troca de energia, sensibilidade e afeto, que fazem com que o bebê  comece a perceber que através  da boca muitas coisas boas acontecem, tornando a boca um meio de satisfação e prazer.
    
Podemos então compreender porque as mordidas acontecem e que a criança que morde não o faz porque é má.

A criança vai crescendo, seu conhecimento de mundo também, ela começa a perceber coisas que antes não percebia. Já consegue engatinhar, andar, tocar nos objetos e nas pessoas, mas continua colocando tudo na boca, nesse momento a intenção é experimentar, sentir seu sabor e textura. O fato de estarem na fase da dentição contribui muito para isso, pois os objetos causam conforto na gengiva.
Com o passar do tempo eles vão desenvolvendo cada vez mais a coordenação motora e a percepção com relação ao outro, sua existência e interação (pai, mãe, professores, amiguinhos...).

Já com tanto conhecimento adquirido mas ainda com a linguagem falada pouco desenvolvida, como então entrar em contato com o outro?

- Através da MORDIDA

A mordida pode ocorrer em diversas situações. A mais comum acontece entre os amiguinhos, pela disputa de um brinquedo, mordendo o amigo na tentativa de obter um objeto de seu desejo. Algumas vezes mordem para chamar a atenção e também mordem para expressar seu amor.
Nesse momento o importante é tentar saber da criança o que ela quer e estimulá-la através da própria fala. Incentive-a com perguntas. Mas, não responda por ela.
Ex: Você quer o brinquedo, você está com sono?
Quando presenciar a mordida, não faça escândalos e nem dê sermões demorados, fique na altura da criança e fale firmemente: "Isso dói!"; "Não pode!". Estimule a criança a pedir desculpa para o amiguinho.
 No que diz respeito a criança que foi mordida, nunca incentive o revide, ajude a criança a expressar a dor que sentiu. Logo ela irá descobrir como se defender dos amiguinhos.

À medida que vão crescendo e a fala se desenvolve, a frequência da mordida vai diminuindo, dando espaço à linguagem falada. Também já estão saindo da fase oral.