Retirada das fraldas

Este é um assunto que gera muita ansiedade entre familiares, crianças e professores.

Qual a idade certa para a retirada das fraldas e como devemos proceder?

Não existe uma idade padrão para a retirada das fraldas. Devemos sempre observar e acompanhar o desenvolvimento de cada criança. Maturidade psicomotora, emocional e cognitiva.
A própria criança vai nos dar os primeiros sinas de que já está pronta para o desfralde. Em regra geral começa a ficar incomodada com a presença da fralda e de estar molhada e suja, querendo tirá-las. Imita os pais querendo usar o vaso sanitário. Na própria escola observa os amiguinhos que estão na fase do desfraldamento e quer imitá-los, usando o vasinho da escola.

Nesse momento podemos dar início ao desfralde. De que forma?

1 - Não existe meio termo para o desfralde, tiramos ou não tiramos. Não podemos tirar a fralda em alguns momentos e em outros a criança permanecer de fralda. Ex: Fica sem fralda em casa, mas quando sai coloca a fralda. Desta forma estamos passando uma dupla mensagem, gerando dúvidas e conflitos. Geralmente este tipo de atitude prejudica muitíssimo o desfralde, deixando a criança angustiada e prolongando a etapa.

Obs: O desfraldamento noturno ocorre mais tarde, quando a criança está firme no desfraldamento diurno e já adquiriu uma certa maturidade fisiológica.

2 - Combine com a escola o desfraldamento, pois essa será uma ação conjunta.

3 - Vamos estimulá-la de várias formas:

- Leve-a para comprar a cueca ou calcinha que mais a agrada, às vezes escolhem pela cor ou um personagem que seja do seu interesse;
- Todo vez que for ao banheiro convide-a, pois está na fase da imitação, isto servirá de incentivo;
- Converse com seu filho de como é legal usar o vasinho e/ou peniquinho, de como ele está crescendo e como fica bonito de cueca ou calcinha;
- Explique todo o processo, como sentar no penico ou vaso, o que vai acontecer com o xixi e/ou cocô;
- Ensine a criança a lavar as mãos após usar o banheiro. Este pode ser um bom incentivo, pois crianças pequenas em geral gostam de brincar com a água.

4 - É normal que no início a criança faça diversas vezes xixi na roupa ou no chão, neste momento devemos agir com paciência e persistência. Essas escapadas não devem ser encaradas com espanto, converse com a criança, lembrando do uso do vasinho, peça ajuda para limpar o chão e lavar as roupinhas, devemos sempre valorizar suas conquistas. Broncas e cara feia poderão desestimulá-la.
Se envolver medo e angústia ela poderá associá-los ao desfralde, prejudicando o processo. Estes sentimentos servirão de reforço negativo para as questões relacionadas à retirada das fraldas. Podendo causar sintomas físicos que seguirão por toda a vida adulta.

5 - Com relação à escolha do vaso ou penico, também vai depender da criança, algumas crianças tem medo do vaso, justamente por perceberem que as coisas que fazem nele, somem. Algumas se adaptam aos redutores de vasos sanitários e outras preferem o penico, pois neste, podem ficar sentadas com os pés no chão e isso gera tranquilidade e segurança. O importante no uso do penico é que ele esteja sempre no mesmo lugar (rotina = segurança).

6 - A retirada das fraldas pode levar semanas e até meses, o que se percebe é que, quando há paciência, persistência e sistematização no processo, menos tempo ele dura.

Acredite, por mais que demore, seu filho vai aprender a fazer xixi e cocô no lugar certo.