A televisão na vida dos pequenos

     Com a agitação dos dias de hoje e pais precisando trabalhar mais tempo, a televisão acabou entrando na vida dos pequenos para preencher e passar o tempo. Vamos analisar os prós e contras desta combinação.

Como já expliquei em outras publicações, a criança quando nasce, está livre de informações, é o meio em que vive (família e escola) que vai gerar todos os elementos necessários para sua formação. Crianças de 0 a 3 anos, aprendem através da brincadeira, interação, repetição e imitação, lembro que estão na fase da imaginação e que não conseguem distinguir realidade de fantasia.

Podemos então chegar à conclusão de que televisão e criança são uma combinação duvidosa.

É preciso ficar atento na influência que a televisão tem na educação e formação dos pequenos. Crianças que passam muito tempo do seu dia assistindo televisão, podem apresentar desajustes emocionais e físicos.

Emocionais - ansiedade, medo, agitação, angústia, causados não só pela incapacidade de entendimento com relação ao que está vendo e ouvindo, mas também pela dupla mensagem que estará recebendo (televisão x escola e pais).

Físicos - dependendo do tempo que a criança fica exposta, poderá desenvolver problemas de visão e audição.
Nessa faixa etária precisam de movimento corporal, sendo assim, ficar parada em frente à televisão não é a melhor opção. 

Esse é um momento para descobrir o mundo, em frente à televisão a criança deixa de perceber o que está ao seu redor.

O ideal é que crianças até 2 anos não assistam televisão, os maiores podem assistir com moderação, apenas 30 minutos por dia, sempre desenhos infantis e que os pais se certifiquem da integridade dos personagens e suas mensagens.
Também não é bom assistir televisão antes de dormir, pois é prejudicial ao sono da criança, troque a tv por músicas infantis.