Ao contrário do que muitos adultos pensam, de que brincar não tem funções mais importantes do que passar o tempo e entreter as crianças com atividades divertidas, explicarei por que a criança não só pode como DEVE brincar.
A brincadeira na vida da criança tem a mesma importância que o trabalho na vida do adulto. É através da brincadeira que a criança aprende. Nela desempenha papéis, coloca em prática seu conhecimento e expressa seus sentimentos. Podemos através das brincadeiras perceber muitos aspectos da vida da criança, desenvolvimento emocional, cognitivo e psicomotor.
Percebemos desde as características emocionais da
criança até distúrbios psicológicos. Podemos traçar níveis de ansiedade,
conhecer sua personalidade, suas habilidades, interesses e expectativas.
A brincadeira ajuda bastante os processos
terapêuticos, pois com ela observamos e detectamos vários problemas, tratamos e
acompanhamos a melhora através da própria brincadeira.
Brincando a criança tem a oportunidade de
experimentar e vivenciar seu corpo e mente, desenvolvendo sua coordenação motora,
noção de espaço e equilíbrio, aprende a compartilhar, cair, levantar, não
desistir e frustrar-se. Também aprende a
respeitar as regras e os colegas. É uma
boa forma de se colocar em prática os valores morais, ajudando a criança a reconhecê-los.
A brincadeira é o ensaio para a vida adulta.
Na brincadeira a criança usa toda a sua
imaginação, por isso não precisamos de grandes espaços ou brinquedos
estratosféricos, pois os pequenos transformam uma tampa de garrafa em um
caminhão.
Acho muito importante a brincadeira ao ar livre,
brincadeiras que envolvam a natureza, ar, terra, água, árvores e bichinhos. A
natureza é um relaxante natural para os pequenos.
Em todos os meus anos de clínica e escola, pude
perceber que crianças muito confinadas ficam altamente estressadas, é como se
existisse uma energia contida que não cessasse nunca. Saia com seu filho para lugares onde ele possa
desfrutar e brincar meio a natureza, praia, bosques, campos e jardins.
Deixe a criança usar todo o seu potencial
imaginário, transformar e criar a partir da natureza, usando seus sentidos, quando damos a criança brinquedos prontos,
limitamos seu potencial de criação.
Evitem lugares com poluição sonora e visual
(pequenos espaços com muitos brinquedos), as crianças ficam agitadas, ansiosas
e não sabem para que lugar seguir, usam tudo com 0% de
aproveitamento e no final não se sentem satisfeitas, continuam com energia
total.
O mesmo acontece com brinquedos que tem muitas cores,
funções e barulhos, aparentemente podem parecer chamar a atenção dos
pequenos, mas na verdade agitam a
criança e a formação do seu conhecimento, pois fica perdida meio a tanta
heterogeneidade. Seria mais fácil se ela pudesse reconhecer e desfrutar isoladamente
de cada cor, som e função, com 100% de aproveitamento.
Dica: Crianças que ganham presente o tempo todo tem uma tendência ao descarte e a perda de interesse pelos mesmos. Por isso deixem os presentes para os momentos especiais.
Dica: Crianças que ganham presente o tempo todo tem uma tendência ao descarte e a perda de interesse pelos mesmos. Por isso deixem os presentes para os momentos especiais.
A infância
é a fase mais importante na vida do ser humano, portanto não devemos ter
pressa.
A ansiedade parte dos pais, que ficam aflitos com o
desenvolvimento do seu filho, sempre aguardando o momento dele engatinhar,
andar, falar, escrever e ler, achando que quantidade de coisas é qualidade,
porém a verdade é outra. Vamos segurar nossas expectativas e aproveitar ao
máximo possível a infância.