Desde cedo somos estimulados a utilizar o lado do cérebro, que trabalha o raciocínio lógico e a razão e esquecemos de estimular o lado que trabalha o lúdico, a intuição e a inventividade.
Adolescentes e adultos que foram estimulados em sua infância a criar, inventar, imaginar e fantasiar, são mais tolerantes e flexíveis aos obstáculos da vida, sempre encontrando uma saída.
Já aqueles que tiveram uma criação baseada apenas na lógica e na razão ou que foram limitados na sua criatividade, são mais inflexíveis, encontrando grande dificuldade para tratar e sair dos problemas.
São mais pessimistas e não aguentam as pressões da vida.
Não podemos partir para os extremos, tanto a lógica como a criatividade devem andar de mãos dadas ao longo de nossa vida. Nem tanta razão, nem tanta imaginação!
É na criatividade que desenvolvemos nossa capacidade de ousar e de encontrar soluções alternativas para problemas de difícil solução.
Crianças estimuladas no seu lado criativo conseguem levar para sua vida adulta, a capacidade de crescimento mesmo diante dos obstáculos.
Deixe seu filho ou aluno livres para criarem, nem tudo precisa ter uma lógica.
Se a criança desenha um cavalo com asas, pinta o mar de vermelho ou coloca um sapato que não combina com a roupa, qual o problema? Não dite as regras o tempo todo, deixe a criança fantasiar, criar e descobrir seus gostos e preferências, pois desta forma ela estará desenvolvendo sua autoconfiança. Eu quero, faço e consigo.
Se ficarmos o tempo todo corrigindo o que a criança está fazendo, limitamos seu potencial criativo e geramos insegurança em suas ações, escolhas e decisões. Esses sentimentos seguirão na sua vida adulta, dificultando sua capacidade de decidir, elaborar e criar, será um adulto sempre inseguro com relação as suas decisões.
A criatividade precisa ser estimulada, algumas crianças são mais criativas que outras, porém todas podem desenvolver seu lado criativo, para isso seguem algumas dicas:
- Leia sempre para a criança, a leitura deixa a imaginação fluir;
- Utilizem brinquedos simples, como blocos de montar, massinha de modelar, lápis de cor, desta forma as crianças poderão inventar coisas. O artesanato é uma boa opção para o desenvolvimento da criação e coordenação motora;