A entrada da criança na escola é determinada por duas necessidades: a da mãe e a da criança. Antigamente as crianças podiam ficar mais tempo em casa e entravam na escola apenas quando dependiam dela para continuidade de seu desenvolvimento. Com a entrada da mulher no mercado de trabalho essa necessidade foi antecipada, criando um conflito entre: necessidade e momento certo.
Independente do momento, temos sempre que pensar na família como um todo, e avaliar os benefícios que a creche trará.
Existem situações que fazem parte do nosso dia-a-dia e que não devemos abrir mão. São necessárias para a saúde física e emocional da família, nesse caso a entrada da criança na escola é saudável.
Vamos falar das questões mais comuns que levam os pais a procurarem a creche:
Trabalho - o trabalho faz parte de nossas vidas e na maioria das vezes contribui para melhoria na qualidade de vida.
Saída de babá ou cuidadora - muitos pais deixam seus filhos em casa com babás, quando por algum motivo elas vão embora, deixam os pais de cabelo em pé. Essa situação requer reflexão no que diz respeito ao desenvolvimento da criança, e até que ponto vale a pena deixar com a cuidadora ou colocá-la na creche. Lembrando que na creche os cuidados são dados por profissionais. Mas entendo que nos dias de hoje, às vezes a família precisa de uma ajuda extra. Portanto cabe aos pais a avaliação dos benefícios - babá e creche.
Desenvolvimento da criança - nesse caso os pais percebem a necessidade de ampliar o conhecimento de mundo da criança, procuram a creche para auxiliar seu desenvolvimento cognitivo, emocional e psicomotor, também percebem a necessidade da criança se relacionar.
Quando os pais não tem sua necessidade antecipada por algum motivo e conseguem ficar com seu filho mais tempo em casa, isso pode gerar segurança, pois naturalmente as crianças vão se desenvolvendo e saindo daquela fase em que os cuidados básicos são fundamentais.
Porém algumas famílias estão sempre aguardando o "momento ideal" para colocar seu filho na escola, precisamos prestar atenção no seu desenvolvimento e não retardar este momento.
Não vou estipular a idade exata, mas vou listar uma série de condições e características que indicam essa necessidade:
1 - A partir de 1 ano pode ser interessante a ida da criança para a escola, pois sua maturidade motora da um salto, e a criança começa a andar, portanto suas possibilidades aumentam e seu conhecimento de mundo também;
2 - A partir dos 18 meses a criança está entrando no seu processo de socialização, já sente necessidade de estar em grupo e se relacionar;
3 - À medida que a fala vai se desenvolvendo e a criança vai adquirindo maturidade emocional e motora, o ambiente de casa pode não ser suficiente para estimular a criança;
4 - Muitas crianças apresentam alterações em seu comportamento, quando não colocadas na creche no momento certo (agitação, ansiedade, medo do novo e irritação), dependendo da idade a criança já consegue elaborar uma série de questões e isso influenciará seus sentimentos com relação ao mundo.
Essa separação momentânea, pode ser muito saudável na vida da família, criando a individualidade da criança e da mãe.