Meu filho chora para entrar na escola

Uma queixa muito comum entre pais e professores, diz respeito a hora da entrada, quando os pais deixam seus filhos no colégio.
Algumas crianças reagem mal a esse momento, gerando um clima de insegurança, preocupação e culpa entre pais e educadores, eles choram, berram, passam mal e dizem que não querem ficar na escola.
Crianças pequenas estão na fase do conhecimento de mundo, portanto muitas situações ainda geram medo e insegurança, principalmente aquelas que fogem do ambiente familiar (mãe-pai-casa).
Precisamos ficar firmes com relação a essa ação, pois é necessária e importante para a vida da família e não há motivos para angústia. 
Na escola em que trabalho organizei com a equipe o que chamo de "Momento da Recepção".
As professoras e auxiliares de creche devem receber a criança com muita afetividade (beijos, abraços e colo), para isso é fundamental um bom processo de seleção, pois quem trabalha com criança precisa gostar, não pode ser apenas obrigação.
Em seguida a professora procura por algo que gere o interesse da criança, com o objetivo de conectá-la ao mundo escolar.
Após isso faz uma grande roda para cantar e introduzir a criança ao grupo.
Tratando-se de crianças maiores (acima de 3 anos), a professora combina com elas todas as atividades que serão desenvolvidas ao longo do dia, colocando as fotos correspondentes ou escrevendo no quadro, entre as atividades estará o fim do dia, quando a criança vai embora e reencontra seus pais. 
Desta forma a criança se sente reconhecida, amparada e acolhida pela escola, facilitando o processo de separação dos pais e diminuindo a ansiedade que esse momento gera.
É muito importante manter diálogo com a escola para juntos traçarem a melhor forma de contornar o choro na entrada.