Na busca por um berçário - O que devemos procurar - Características do Berçário

     Criei esta postagem com o objetivo de elucidar o trabalho desenvolvido pelos Berçários e ajudar as mamães que buscam um Berçário para seu pequeno(a).

Aposentos destinados a crianças recém-nascidas, que variam de 3 meses a 1 ano aproximadamente.

Durante todos esses anos de trabalho com crianças pequenas, já vivenciei diversos conflitos relacionados aos procedimentos e tarefas do Berçário.
As preocupações giram em torno dos cuidados básicos, ambiente, e objetivos a serem alcançados pela criança desse grupo.
Antes de iniciar o texto gostaria de lembrar que cada criança tem seu tempo e devemos respeitá-lo, acompanhando seu progresso ou retrocesso e fazendo as devidas intervenções.

Criar situações que propiciem a exploração do ambiente, desenvolvimento motor, fala e interação, são os principais objetivos do Berçário.

Três pontos são fundamentais para as crianças desse grupo: Alimentação, higiene e sono, portanto, todo trabalho desenvolvido deverá levar em consideração estes itens, que farão parte da rotina da criança.
Devo ressaltar que nem sempre esse processo é fácil, pois os cuidados básicos demandam tempo e não devem de forma alguma ser descartados. O que as escolas devem fazer é transformar esses momentos, em ocasião de crescimento e desenvolvimento para a criança.
Algumas escolas preocupadas em deixar de lado os cuidados, acabam criando modelos de trabalho totalmente assistencialistas, porém, devemos tomar cuidado, pois hoje sabe-se da capacidade de desenvolvimento dos pequenos e da introdução dos estímulos na hora certa.
Os cuidados básicos e os trabalhos pedagógicos deverão correr paralelamente.
Abaixo darei algumas dicas de como isso é possível. 

No banho podemos trabalhar o contato físico, a exploração do meio e a descoberta do espaço.
Móbiles e figuras que chamam a atenção do bebê, geram um ambiente rico em interação.

Na alimentação devemos incentivar a relação da criança com o alimento, permitindo que em determinados momentos ela possa pegar na comida, sentindo seu cheiro, textura, temperatura e gosto. Através da alimentação podemos trabalhar a linguagem (falando os nomes das comidas). Em regra geral as crianças começam a balbuciar o nome de alguns alimentos (suco -"uco", banana - "nana", mamadeira - "mama" etc.).
Nesse momento devemos deixar os brinquedos de lado, pois tiram o foco da alimentação. Muitos pais e educadores utilizam de distração extra para os pequenos que não comem bem. Sei que é angustiante, mas precisamos nesse momento focar a atenção da criança para o alimento, tente buscar na própria comida a distração, caso contrário as crianças poderão criar o hábito de comer com entretenimento e quando não os tiverem não comerão, exemplo: crianças que comem assistindo televisão.

No soninho podemos colocar músicas bem calmas (clássicas ou barulhinhos de chuva, passarinho etc.), pois os sons acalmam as crianças.

No ambiente desse grupo, alguns itens não podem faltar, são eles: Chão acolchoado, espelho, brinquedos e área externa.

Chão acolchoado - Vão aprender a andar e para isso precisam se arrastar e engatinhar de forma confortável, além de ser mais seguro, pois nessa idade caem muito. Gera também uma sensação aconchegante estimulando a criança a ficar mais tempo no chão.

Espelho - O espelho servirá como facilitador no processo de consciência de sua existência e descoberta das partes do corpo. Ficam fascinadas quando percebem que é a sua imagem refletida no espelho. Através dele podemos trabalhar a linguagem, falando o nome das partes do corpo e estimulando a criança a mostrá-las.

Brinquedos
 - Os brinquedos devem ser coloridos, grandes e acolchoados, para que a criança se sinta atraída. Preferencialmente brinquedos de entrar e sair, pois estimulam o desenvolvimento motor da criança, fortalecendo a musculatura e incentivando o caminhar. Como a criança ainda não tem limite corporal, o acolchoado dos brinquedos propicia uma interação maior, à medida que a criança pode se jogar e cair sem se machucar.
Livros infantis para a faixa etária, dedoches e fantoches geram o interesse dos pequenos, além de criarem o hábito da leitura.
Devemos usar o bom senso na escolha dos brinquedos e objetos que farão parte da rotina deste grupo, podem ser coloridos, mas sem exageros, não devemos poluir visualmente, nem sonoramente o ambiente, pois a criança fica confusa e acaba não aproveitando como deveria.

Área externa - É fundamental que os pequenos tomem um banho de sol por dia, além de usufruírem de uma área aberta para respirarem ar puro e observarem a natureza. Esse ambiente traz diversos benefícios para vida dos pequenos, evita proliferação de doenças, acalma, estimula de forma muito positiva os sentidos (visão, olfato, audição) e incentiva o desenvolvimento motor, pois a criança se sente livre para conhecer o mundo.
Na relação da criança com o meio ambiente devemos proporcionar um contato íntimo com a terra, com a água, com o ar, de tal forma que esses elementos sejam percebidos e respeitados como fontes fundamentais de vida. Não basta plantar uma árvore e difundir conceitos de ciências naturais, é preciso incorporar à rotina a atividade de semear, plantar, cuidar e colher alimentos ou outros vegetais úteis no cotidiano da escola e da vida.

Características para passagem de turma:

- Balbuciar palavras;
- Andar com firmeza nas pernas;
- Maturidade emocional (em regra geral deixam aquela característica de bebê)

Volto a lembrar que cada criança tem o seu tempo e que a equipe pedagógica estará atenta às particularidades do seu filho.

Percebemos que é possível articular cuidado e educação no trabalho pedagógico com os bebês.

Nessa fase é muito importante focar a atenção da criança. Faça uma coisa por vez e não misturem as estações, desta forma criamos situações de total aproveitamento.