Criei esta postagem com o objetivo de
elucidar o trabalho desenvolvido pelos Berçários e ajudar as mamães que buscam
um Berçário para seu pequeno(a).
Brinquedos - Os brinquedos devem ser coloridos, grandes e acolchoados, para que a criança se sinta atraída. Preferencialmente brinquedos de entrar e sair, pois estimulam o desenvolvimento motor da criança, fortalecendo a musculatura e incentivando o caminhar. Como a criança ainda não tem limite corporal, o acolchoado dos brinquedos propicia uma interação maior, à medida que a criança pode se jogar e cair sem se machucar.
Aposentos
destinados a crianças recém-nascidas, que variam de 3 meses a 1
ano aproximadamente.
Durante todos esses anos de trabalho com crianças pequenas, já
vivenciei diversos conflitos relacionados aos procedimentos e tarefas do
Berçário.
As
preocupações giram em torno dos cuidados básicos, ambiente, e objetivos a serem
alcançados pela criança desse grupo.
Antes de
iniciar o texto gostaria de lembrar que cada criança tem seu tempo e devemos
respeitá-lo, acompanhando seu progresso ou retrocesso e fazendo as devidas
intervenções.
Criar situações que propiciem a exploração do ambiente, desenvolvimento
motor, fala e interação, são os principais objetivos do Berçário.
Três pontos são fundamentais para as crianças desse grupo: Alimentação, higiene e sono,
portanto, todo trabalho desenvolvido deverá levar em consideração
estes itens, que farão parte da rotina da criança.
Devo
ressaltar que nem sempre esse processo é fácil, pois os cuidados básicos
demandam tempo e não devem de forma alguma ser descartados. O que as escolas
devem fazer é transformar esses momentos, em ocasião de crescimento e
desenvolvimento para a criança.
Algumas
escolas preocupadas em deixar de lado os cuidados, acabam criando modelos de
trabalho totalmente assistencialistas, porém, devemos tomar cuidado, pois hoje
sabe-se da capacidade de desenvolvimento dos pequenos e da introdução dos
estímulos na hora certa.
Os cuidados
básicos e os trabalhos pedagógicos deverão correr paralelamente.
Abaixo darei
algumas dicas de como isso é possível.
No banho podemos trabalhar o contato
físico, a exploração do meio e a descoberta do espaço.
Móbiles e
figuras que chamam a atenção do bebê, geram um ambiente rico em interação.
Na
alimentação devemos
incentivar a relação da criança com o alimento, permitindo que em determinados
momentos ela possa pegar na comida, sentindo seu cheiro, textura, temperatura e
gosto. Através da alimentação podemos trabalhar a linguagem (falando os nomes
das comidas). Em regra geral as crianças começam a balbuciar o nome de alguns
alimentos (suco -"uco", banana - "nana", mamadeira - "mama"
etc.).
Nesse momento
devemos deixar os brinquedos de lado, pois tiram o foco da alimentação. Muitos
pais e educadores utilizam de distração extra para os pequenos que não comem
bem. Sei que é angustiante, mas precisamos nesse momento focar a atenção da
criança para o alimento, tente buscar na própria comida a distração, caso
contrário as crianças poderão criar o hábito de comer
com entretenimento e quando não os tiverem não comerão, exemplo:
crianças que comem assistindo televisão.
No soninho podemos colocar músicas bem calmas (clássicas
ou barulhinhos de chuva, passarinho etc.), pois os sons acalmam as
crianças.
No ambiente
desse grupo, alguns itens não podem faltar, são eles: Chão acolchoado, espelho,
brinquedos e área externa.
Chão acolchoado - Vão
aprender a andar e para isso precisam se arrastar e engatinhar de forma
confortável, além de ser mais seguro, pois nessa idade caem muito. Gera também
uma sensação aconchegante estimulando a criança a ficar mais tempo no chão.
Espelho - O espelho servirá como facilitador no processo
de consciência de sua existência e descoberta das partes do
corpo. Ficam fascinadas quando percebem que é a sua imagem refletida no
espelho. Através dele podemos trabalhar a linguagem, falando o nome das partes
do corpo e estimulando a criança a mostrá-las.
Brinquedos - Os brinquedos devem ser coloridos, grandes e acolchoados, para que a criança se sinta atraída. Preferencialmente brinquedos de entrar e sair, pois estimulam o desenvolvimento motor da criança, fortalecendo a musculatura e incentivando o caminhar. Como a criança ainda não tem limite corporal, o acolchoado dos brinquedos propicia uma interação maior, à medida que a criança pode se jogar e cair sem se machucar.
Livros
infantis para a faixa etária, dedoches e fantoches geram o interesse dos
pequenos, além de criarem o hábito da leitura.
Devemos usar
o bom senso na escolha dos brinquedos e objetos que farão parte da
rotina deste grupo, podem ser coloridos, mas sem exageros, não
devemos poluir visualmente, nem sonoramente o ambiente, pois a
criança fica confusa e acaba não aproveitando como deveria.
Área externa - É fundamental que os pequenos tomem um banho
de sol por dia, além de usufruírem de uma área aberta para respirarem
ar puro e observarem a natureza. Esse ambiente traz diversos benefícios para
vida dos pequenos, evita proliferação de doenças, acalma, estimula de forma
muito positiva os sentidos (visão, olfato, audição) e incentiva o
desenvolvimento motor, pois a criança se sente livre para conhecer o mundo.
Na relação
da criança com o meio ambiente devemos proporcionar um contato íntimo
com a terra, com a água, com o ar, de tal forma que esses elementos sejam
percebidos e respeitados como fontes fundamentais de vida. Não basta
plantar uma árvore e difundir conceitos de ciências naturais, é
preciso incorporar à rotina a atividade de semear, plantar, cuidar e
colher alimentos ou outros vegetais úteis no cotidiano da escola e da
vida.
Características
para passagem de turma:
- Balbuciar
palavras;
- Andar com
firmeza nas pernas;
- Maturidade
emocional (em regra geral deixam aquela característica de bebê)
Volto a
lembrar que cada criança tem o seu tempo e que a equipe pedagógica estará
atenta às particularidades do seu filho.
Percebemos
que é possível articular cuidado e educação no trabalho pedagógico com os
bebês.
Nessa fase é
muito importante focar a atenção da criança. Faça uma coisa por vez e não
misturem as estações, desta forma criamos situações de total
aproveitamento.