Educação Especial e Inclusiva

O que é uma Instituição de Educação Especial?     

Instituição capacitada a atender os estudantes portadores de necessidades especiais, através de uma proposta pedagógica, cujos serviços educacionais especiais, estejam voltados para a inclusão do educando dentro e fora do contexto educacional.
Proporcionando um diagnóstico diferencial, permitindo a socialização, trabalhando o preconceito em sala de aula e sabendo usar nossas diferenças para enriquecer o aprendizado.
Através de um sistema único de ensino, sem diferenciações (apenas quando necessário), respeitando o processo de construção intelectual de cada um, reconhecendo o outro em sua inteligência com seus saberes e sua identidade sociocultural.
A instituição deverá contar com profissionais capacitados no atendimento a pessoas portadoras de necessidades especiais, lembrando que independente do conhecimento, o acolhimento e a receptividade são pontos fundamentais, para que todo esse processo de escolarização ocorra, promovendo assim as adaptações necessárias para habilitar o indivíduo a convivência, participação e auto sustentação na sociedade.

Avaliação x Inclusão

     Nosso sistema educacional faz uso de uma avaliação quantitativa que leva em consideração padrões numéricos relacionados aos conceitos vistos no cotidiano da criança, dificultando bastante os processos avaliativos dos educandos portadores de necessidades especiais. Deveríamos fazer uso de uma avaliação qualitativa, com caráter exploratório estimulando os alunos a pensarem livremente sobre algum tema ou conceito, desta forma buscamos a percepção e o entendimento sobre determinada questão, ao invés de coletar dados para comprovar teorias. Precisamos levar em consideração que cada indivíduo, seja ele portador ou não de alguma necessidade, tem suas próprias características cognitivas, podendo ser mais eficiente em determinada área do conhecimento e menos em outra. O importante é buscar nas habilidades uma forma de superar as dificuldades.
Devemos tornar nosso sistema de ensino mais adequado e eficiente à aprendizagem.

Qual a importância da adaptação curricular no processo de construção do conhecimento humano?

     As adaptações curriculares visam promover o desenvolvimento e a aprendizagem dos alunos, para isso é fundamental que se estabeleçam regras e procedimentos, propiciando a integração do portador de necessidades especiais. A instituição deverá obter informações a respeito das necessidades de seus educandos e a partir delas adaptar seu currículo para atender as particularidades de cada um. Desta forma aumentamos nossa capacidade na transmissão do conhecimento e também possibilitamos ao aluno mais chances de sucesso em seu processo de construção do conhecimento.

Farão parte destas adaptações:

- Criação de métodos e técnicas que facilitem o aprendizado dos conteúdos;

- Introdução de atividades complementares como apoio do processo de aprendizagem;

- Flexibilizar o tempo em que supostamente o conteúdo deveria ter sido absorvido;

- Excluir conteúdo (quando necessário) para a evolução do ensino em razão de necessidades especiais;

- Novos modelos de avaliação;

- Ajustes nas instalações (físicas, material didático, móveis etc.);

- Sistemas alternativos de comunicação, para atender necessidades específicas;

- Facilitar e promover a participação nas atividades escolares.

Todas essas adaptações deverão ocorrer de maneira a centralizar os processos educacionais, mantendo um único currículo e objetivo. Os princípios fundamentais devem ser os mesmos para todos os alunos.