O que é uma Instituição de Educação Especial?
Instituição
capacitada a atender os estudantes portadores de necessidades especiais,
através de uma proposta pedagógica, cujos serviços educacionais especiais,
estejam voltados para a inclusão do educando dentro e fora do contexto educacional.
Proporcionando um diagnóstico diferencial, permitindo a socialização,
trabalhando o preconceito em sala de aula e sabendo usar nossas diferenças para
enriquecer o aprendizado.
Através
de um sistema único de ensino, sem diferenciações (apenas quando necessário), respeitando o processo de construção
intelectual de cada um, reconhecendo o outro em sua inteligência com seus
saberes e sua identidade sociocultural.
A
instituição deverá contar com profissionais capacitados no atendimento a pessoas portadoras
de necessidades especiais, lembrando que independente do conhecimento, o acolhimento
e a receptividade são pontos fundamentais, para que todo esse processo de
escolarização ocorra, promovendo assim as adaptações necessárias para habilitar o indivíduo a
convivência, participação e auto sustentação na sociedade.
Avaliação x Inclusão
Nosso
sistema educacional faz uso de uma avaliação quantitativa que leva em
consideração padrões numéricos relacionados aos conceitos vistos no cotidiano
da criança, dificultando bastante os processos avaliativos dos educandos portadores de necessidades especiais. Deveríamos fazer uso de uma avaliação qualitativa,
com caráter exploratório estimulando os alunos a pensarem livremente sobre
algum tema ou conceito, desta forma buscamos a percepção e o entendimento sobre determinada questão, ao invés
de coletar dados para comprovar teorias. Precisamos levar em consideração que cada indivíduo, seja ele portador ou não de alguma necessidade, tem suas próprias características cognitivas, podendo ser mais eficiente em determinada área do conhecimento e menos em outra. O importante é buscar nas habilidades uma forma de superar as dificuldades.
Devemos tornar nosso sistema de ensino mais adequado e eficiente à aprendizagem.
Qual a importância da
adaptação curricular no processo de construção do conhecimento humano?
As adaptações curriculares visam promover o
desenvolvimento e a aprendizagem dos alunos, para isso é fundamental que se
estabeleçam regras e procedimentos, propiciando a integração do portador de
necessidades especiais. A
instituição deverá obter informações a respeito das necessidades de seus
educandos e a partir delas adaptar seu currículo para atender
as particularidades de cada um. Desta forma aumentamos nossa capacidade na transmissão do conhecimento e também possibilitamos ao aluno mais chances de sucesso em seu processo de construção do conhecimento.
Farão parte destas adaptações:
- Criação de métodos e técnicas que facilitem
o aprendizado dos conteúdos;
- Introdução de atividades complementares como
apoio do processo de aprendizagem;
- Flexibilizar o tempo em que supostamente o
conteúdo deveria ter sido absorvido;
- Excluir conteúdo (quando necessário) para a
evolução do ensino em razão de necessidades especiais;
- Novos modelos de avaliação;
- Ajustes nas instalações (físicas, material
didático, móveis etc.);
- Sistemas alternativos de comunicação, para
atender necessidades específicas;
- Facilitar e promover a participação nas
atividades escolares.
Todas essas adaptações deverão
ocorrer de maneira a centralizar os processos educacionais, mantendo um único
currículo e objetivo. Os princípios fundamentais devem ser os mesmos para todos
os alunos.