Sono - Meu filho não dorme bem

     O sono é fundamental na vida do ser humano, tratando-se dos pequenos principalmente. Quando não satisfeito, poderá acarretar uma série de problemas no dia a dia da criança, comprometendo o desenvolvimento de diversas funções.
Quando seu filho ou aluno apresentar: sonolência, falta de disposição, cansaço, alteração de humor e dificuldade de concentração, se informe com relação às noites de sono. Nas crianças menores, podemos observar olheiras, choro excessivo, isolamento, "agressividade" e oscilação na alimentação.


Alguns desajustes escolares podem estar relacionados a um sono prejudicado.


    O sono da criança pode ser afetado por várias situações, algumas são fisiológicas e normais, relacionadas ao amadurecimento das vias cerebrais, outras são patológicas, prejudicando o desenvolvimento da criança de forma permanente se não forem tratadas adequadamente.

Gostaria de esclarecer, que assim como nós adultos, levamos nossas inquietações (positivas ou negativas) para a noite de sono, os pequenos também sofrem em seu sono, reflexos do dia a dia. Quando vivenciam experiências mais atribuladas, existe grande chance delas serem reproduzidas no sono, observe a rotina de seu pequeno em casa e na escola, não procure só coisas ruins, às vezes bons eventos também geram ansiedade e agitação, sendo assim na maioria das situações, alguns pequenos ajustes são suficientes para melhorar a qualidade do sono da criança.

Contudo existem algumas situações da vida que podem gerar maior inquietação e atrapalhar o sono da criança por mais tempo, nesse caso procure orientação especializada, para que a criança consiga elaborar essas questões, e não sofra as consequências de uma noite mal dormida.

Tanto na escola como na clínica os distúrbios mais comuns são: Despertar Confusional, Sonambulismo, Terror Noturno, Pesadelos e Bruxismo.


Despertar Confusional


Este distúrbio é mais comum em recém-nascidos, nele a criança se debate e chora intensamente, não há nada que possamos fazer na hora, só aguardar e observar, à medida que a criança vai crescendo os sintomas vão diminuindo. Embora seja uma cena angustiante a tentativa de acalmá-lo poderá prolongar a situação.


Sonambulismo


Nele a criança senta, levanta, sai da cama, anda pela casa, fala e não reage ao ser chamada, no dia seguinte não se lembra de nada.  À medida que a criança vai crescendo, o sonambulismo vai diminuindo, precisamos apenas de atenção com relação aos perigos que a casa oferece. Em alguns casos é preciso o uso de medicamentos para equilibrar o sono.


Terror Noturno


Caracterizado por agitação, gemidos e gritos, o terror noturno atinge pelo menos 5% das crianças.  Assim como no sonambulismo, a criança parece não se lembrar de nada, o ideal é manter a calma, que em minutos a criança adormecerá de novo.


Pesadelos


Neles a criança acorda assustada por conta de um sonho, às vezes lembra de partes do sonho. Ela dormirá de novo quando se sentir acalmada pelos pais.


Bruxismo


Sintomas de Bruxismo: ranger dos dentes e pressão do maxilar enquanto dormem. O problema pode aparecer durante a troca de dentes, a preocupação gira em torno da saúde bucal, é preciso ficar atento e caso os sintomas persistam procurar um ortodontista.


Como já disse no início, o importante é ficar atento se a criança demonstra cansaço ou comprometimento de alguma de suas funções, e nesses casos procurar um médico.