Número de crianças por turma e profissionais em sala.

     Tratarei nesta postagem de um assunto que gera debate entre pais e educadores. 

Número de crianças por turma e profissionais em sala.

Uma preocupação quando os pais visitam a escola, diz respeito ao número de crianças e profissionais que cada turma tem.
Vamos então tentar acalmar os corações e esclarecer todos os aspectos envolvidos nesta situação.

O CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, no uso de suas atribuições legais considera que:

Art. 12 Os critérios para a organização de grupos decorrerão das especificidades do Projeto Político-Pedagógico, atendida a seguinte relação criança/profissional, considerando professor e auxiliar: 

I - Na faixa etária de zero a um ano e onze meses, para cada grupo com o máximo de vinte quatro crianças, em espaços físicos distintos ou não, um professor, exigindo-se um auxiliar para cada grupo de até seis crianças. 

II - Na faixa etária de dois anos até dois anos e onze meses, para cada grupo com o máximo de vinte quatro crianças, em espaços físicos, distintos ou não, um professor, exigindo-se um auxiliar para um grupo de até quinze crianças e dois auxiliares a partir da décima sexta criança. 

III - Na faixa etária de três anos até três anos e onze meses, para cada grupo com o máximo de vinte quatro crianças, em espaços físicos, distintos ou não, um professor, exigindo-se um auxiliar para um grupo de até vinte crianças e dois auxiliares a partir da vigésima primeira criança.  

IV - Na faixa etária de quatro anos até cinco anos e onze meses, para cada grupo com o máximo de vinte e cinco crianças, em único espaço físico, um professor. 

Portanto, respeitado o artigo 12, cada escola poderá se organizar de acordo com sua Proposta Pedagógica e Projetos a serem desenvolvidos durante o ano.
Dando como exemplo a escola em que trabalho, procuramos sempre observar as particularidades de cada criança e cada turma.

Quem trabalha em escola, sabe que nem sempre um grupo é igual ao outro, mesmo tratando-se de crianças com a mesma idade, algumas turmas são mais agitadas e outras menos, e nem por isso nos prendemos a quantidade máxima de profissionais em sala.
Muitas vezes aumentamos o número de auxiliares para que o trabalho transcorra de forma segura e produtiva.
Já tivemos grupos pequenos com 10 crianças, que além da professora, disponibilizamos mais 3 auxiliares, era um grupo com muitas questões particulares.
Este ano, por exemplo, no início do semestre, tínhamos um grupo da faixa etária de 1 ano a 1 e 6 meses, porém, percebemos que as crianças de 1 ano eram muito bebês comparadas as de 1 ano e 6 meses, e por isso dividimos o grupão em dois grupos bem pequenininhos. No final do semestre a diferença já não era tanta e juntamos as duas turminhas. 
Por isso é fundamental ter este olhar individual e zeloso, para agirmos de forma certa na hora certa, tendo como foco principal o bem estar dos pequenos.

Mais do que toda essa matemática é ter certeza do compromisso, respeito e Proposta Pedagógica que a escola oferece aos alunos e aos pais.
Hoje em dia realmente é muito complicado perceber estas características, pois as escolas estão cada vez maiores, com muitas crianças, professores e funcionários, perdendo as características principais do trabalho com crianças pequenas, o acolhimento e o olhar individual.