A entrada da criança na escola é influenciada por duas necessidades principais: a da mãe e a da criança. Antigamente, as crianças permaneciam mais tempo em casa e só ingressavam na escola quando dependiam dela para o progresso de seu desenvolvimento. No entanto, com a entrada da mulher no mercado de trabalho, essa necessidade foi antecipada, criando um conflito entre o momento adequado para a escolarização e as exigências familiares.
Independentemente do momento em que ocorre, é fundamental considerar a família como um todo e avaliar os benefícios que a inserção na educação infantil proporcionará. Certas situações fazem parte do cotidiano familiar e são essenciais para a saúde física e emocional dos membros da família. Neste contexto, a entrada da criança na escola pode ser um fator saudável e positivo para todos.
Principais Razões que Levam os Pais a Procurarem a Creche:
Trabalho: A atividade profissional é uma parte importante da vida de muitas famílias e, frequentemente, contribui para a melhoria da qualidade de vida. A necessidade de conciliar o trabalho com os cuidados com a criança é um dos principais motivadores para a busca por instituições de educação infantil.
Ausência de Babá ou Cuidadora: Em algumas situações, os pais confiam seus filhos a babás ou cuidadoras, mas quando essas profissionais deixam o emprego ou se ausentam por algum motivo, surgem incertezas quanto à continuidade dos cuidados adequados. Nesse caso, é necessário refletir sobre o desenvolvimento da criança e ponderar os prós e contras de deixá-la sob a responsabilidade de uma cuidadora particular ou matriculá-la em uma creche. As creches oferecem cuidados realizados por profissionais qualificados, sendo um fator importante a ser considerado pelos pais ao avaliar a melhor opção para a criança.
Desenvolvimento da Criança: Alguns pais buscam a creche com o objetivo de ampliar o conhecimento de mundo da criança, promovendo seu desenvolvimento cognitivo, emocional e psicomotor. A interação com outras crianças e profissionais capacitados contribui para o enriquecimento da experiência e do aprendizado.
Em situações nas quais os pais conseguem permanecer com a criança por mais tempo em casa, isso pode gerar uma sensação de segurança, permitindo que a criança se desenvolva naturalmente e passe pela fase em que os cuidados básicos são fundamentais. No entanto, algumas famílias aguardam o "momento ideal" para matricular seus filhos na escola, o que pode resultar em um atraso no desenvolvimento social e emocional da criança. É importante observar os sinais de desenvolvimento da criança e não adiar a escolarização, caso seja necessário.
Indicadores de Necessidade de Escolarização
Embora não seja possível estipular uma idade exata, há uma série de condições e características que indicam a necessidade de a criança ser inserida no ambiente escolar:
A partir de 1 ano: A criança começa a apresentar avanços significativos no desenvolvimento motor, como o início da caminhada. Nesse momento, suas possibilidades de exploração aumentam, bem como seu conhecimento de mundo, o que pode justificar a inserção na escola para estimular essa fase de crescimento.
A partir dos 18 meses: A criança inicia o processo de socialização, mostrando maior interesse em interagir com outras crianças. Nesse estágio, a escola pode ser um ambiente propício para que a criança desenvolva habilidades sociais.
Desenvolvimento da fala e habilidades motoras: À medida que a fala e a maturidade emocional e motora da criança avançam, o ambiente doméstico pode não ser suficiente para proporcionar os estímulos necessários para seu pleno desenvolvimento. A creche pode fornecer esse suporte, ampliando suas experiências e aprendizado.
Alterações comportamentais: Crianças que não frequentam a escola no momento adequado podem apresentar mudanças no comportamento, como agitação, ansiedade, medo do novo e irritação. Essas reações podem ser um reflexo de um amadurecimento que não está sendo adequadamente estimulado, o que interfere na forma como a criança percebe e interage com o mundo.
Conclusão
A separação temporária da criança dos pais, ao ingressar na escola, pode ser altamente benéfica tanto para a criança quanto para a família. Esse processo contribui para a formação da individualidade da criança e fortalece a identidade da mãe, ao mesmo tempo em que favorece o desenvolvimento social e emocional da criança. É importante que os pais estejam atentos às necessidades de seus filhos e à adequação do momento para sua entrada na escola, a fim de garantir um desenvolvimento saudável e equilibrado.