O impacto das provas na vida da criança

Como mencionei em postagens anteriores, gostaria de direcionar a reflexão para um espaço pedagógico onde os resultados não estejam atrelados à quantidade de conteúdos aprendidos, mas sim à qualidade das informações absorvidas pela criança. Existe uma falha conceitual ao imaginar que a capacidade cognitiva e intelectual pode ser medida exclusivamente por meio de uma prova. A avaliação por provas permite testar apenas alguns conceitos e, frequentemente, seus resultados estão diretamente ligados ao interesse da criança pelo conteúdo, e não à matéria abordada em aula. Por essa razão, algumas crianças obtêm boas notas sem estudar, enquanto outras, mesmo estudando, não alcançam o mesmo desempenho.

A maneira como a informação é transmitida à criança, juntamente com o interesse dela pelo tema tratado, são os fatores fundamentais para um bom desempenho. Esse desempenho, no entanto, não deve ser avaliado apenas pelas notas obtidas nas provas, mas principalmente pelo conhecimento de vida adquirido pela criança. As provas acabam gerando um estresse que, dependendo do perfil e das características emocionais de cada criança, pode impactar negativamente seu desempenho. A pressão resultante também afeta o cotidiano da criança, prejudicando diversos aspectos do seu desenvolvimento cognitivo e emocional. Além disso, pode levar ao aparecimento de sintomas físicos, gerados pela carga emocional associada a esse momento.

Entretanto, enquanto não se observa uma reforma nos padrões educacionais vigentes, é importante conduzir esse processo da melhor maneira possível. Para isso, seguem algumas orientações:

  1. Estabeleça uma rotina de estudos adaptada à criança: Crie uma rotina de estudos de maneira que ela consiga assimilar o conteúdo cobrado para a prova, sem sentir pressão.

  2. Equilibre estudo e lazer: Não podemos focar exclusivamente nos estudos. É fundamental garantir que a criança tenha tempo para brincar, relaxar e usufruir de momentos de lazer. A vida é composta por diversos momentos que são igualmente importantes para o seu desenvolvimento integral.

  3. Relacionar a matéria com o cotidiano: Sempre que possível, tente associar a matéria que será cobrada na prova com situações do cotidiano da criança. Isso facilita a assimilação e o armazenamento das informações, tornando o aprendizado mais significativo.

  4. No dia da prova, permita que a criança relaxe: O que ela já absorveu não será potencializado por cobranças de última hora. Deixe que a criança descanse e relaxe, pois a ansiedade e a pressão só prejudicam sua performance.

Essas práticas visam ajudar a criança a desenvolver uma relação mais saudável com o aprendizado, diminuindo o estresse e promovendo um ambiente mais equilibrado e propício ao seu crescimento cognitivo e emocional.