Nesta postagem, abordarei de forma objetiva e concisa o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), tema amplamente discutido no ambiente escolar. Existe um crescente número de questionamentos sobre a identificação dos sintomas, a evolução do quadro e os tratamentos disponíveis. No entanto, a principal preocupação entre pais e educadores está relacionada ao fato de que muitas crianças acabam sendo rotuladas como portadoras de TDAH. Ao utilizar o termo “rotuladas”, quero enfatizar a falta de compreensão em relação ao transtorno, que, muitas vezes, se torna uma classificação excessivamente comum no cotidiano.
Quantas vezes já ouvimos expressões como: "Pedrinho é hiperativo" ou "Clarinha tem déficit de atenção"? A situação não é tão simples quanto parece. Muitas vezes, isso resulta em uma preocupação excessiva para a família ou, em contrapartida, em uma abordagem simplificada que minimiza o problema, levando as famílias a subestimarem a importância de buscar ajuda profissional especializada.
Portanto, antes de abordarmos qualquer transtorno, é fundamental lembrar que cada criança é um ser único, com características emocionais, cognitivas e psicomotoras próprias. Precisamos compreender como as funções cerebrais funcionam em cada caso específico e realizar uma avaliação precisa para se chegar a um diagnóstico correto.
Causas do TDAH
Alguns estudos indicam que o TDAH está diretamente relacionado a alterações no funcionamento de substâncias químicas chamadas neurotransmissores, que transmitem informações entre as células nervosas (neurônios). Pesquisas sugerem que fatores como hereditariedade, substâncias ingeridas durante a gravidez, sofrimento fetal, problemas familiares, entre outros, podem influenciar essa química cerebral. Embora a origem do TDAH seja multifatorial, a herança genética parece ser a causa mais provável.
Sintomas do TDAH
O TDAH caracteriza-se pela combinação de dois tipos de sintomas:
- Desatenção
- Hiperatividade/Impulsividade
Em geral, as crianças com TDAH são extremamente agitadas, não param quietas, mexem constantemente com mãos e pés e tendem a falar muito. Elas apresentam extrema dificuldade em manter a atenção, o que pode acarretar consequências como o esquecimento, já que a atenção é essencial para o bom funcionamento da memória. Uma observação importante é que, quando se envolvem em atividades que consideram extremamente interessantes e estimulantes, conseguem manter a concentração por um breve período. Esse fator pode ser uma dica útil no trabalho com crianças com TDAH.
Classificação do TDAH
O TDAH pode ser classificado em três tipos principais:
- Com predomínio de sintomas de desatenção
- Com predomínio de sintomas de hiperatividade/impulsividade
- Quando os sintomas de desatenção e hiperatividade/impulsividade aparecem em proporções semelhantes
O tratamento e a adaptação das atividades escolares variam conforme o tipo e o grau de predominância dos sintomas.
Diagnóstico do TDAH
O TDAH é um distúrbio crônico. Para que o diagnóstico seja confirmado, os sintomas devem ser constantes e persistir por um período mínimo de seis meses. Quando os sintomas aparecem de forma esporádica, a probabilidade de um diagnóstico de TDAH diminui consideravelmente.
Tratamento do TDAH
O tratamento do TDAH depende do tipo e da gravidade do transtorno. Ele geralmente consiste em psicoterapia, e o uso de medicamentos ocorre quando o paciente apresenta comorbidades ou outras condições associadas. O acompanhamento de pais e educadores também é essencial, pois é necessário que todos estejam cientes das estratégias e prioridades a serem adotadas no dia a dia da criança.
Dicas para Identificação de Sintomas do TDAH
Abaixo estão alguns sintomas que podem ajudar pais e educadores a identificar sinais de TDAH:
- Esquecimento frequente de objetos e compromissos;
- Facilidade em se distrair;
- Dificuldade de concentração em atividades que exigem maior esforço mental;
- Raridade em terminar tarefas;
- Aparente desatenção ao que é dito;
- Movimentos constantes de mãos e pés;
- Dificuldade em permanecer sentado, com tendência a correr ou pular;
- Fala excessiva;
- Dificuldade em aguardar sua vez em atividades em grupo.
É importante observar que, dependendo do tipo de TDAH, alguns sintomas podem se manifestar com maior intensidade do que outros.
TDAH e o Ambiente Escolar
Na escola, as características descritas acima, estão frequentemente presentes, já que as crianças estão constantemente descobrindo o mundo ao seu redor. A agitação faz parte desse processo. A principal questão é saber como distinguir os casos que realmente necessitam de intervenção. A diferença está na severidade e na frequência com que os sintomas se manifestam.