TDAH - Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade

Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH): Abordagem e Considerações

Nesta postagem, abordarei de forma objetiva e concisa o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), tema amplamente discutido no ambiente escolar. Existe um crescente número de questionamentos sobre a identificação dos sintomas, a evolução do quadro e os tratamentos disponíveis. No entanto, a principal preocupação entre pais e educadores está relacionada ao fato de que muitas crianças acabam sendo rotuladas como portadoras de TDAH. Ao utilizar o termo “rotuladas”, quero enfatizar a falta de compreensão em relação ao transtorno, que, muitas vezes, se torna uma classificação excessivamente comum no cotidiano.

Quantas vezes já ouvimos expressões como: "Pedrinho é hiperativo" ou "Clarinha tem déficit de atenção"? A situação não é tão simples quanto parece. Muitas vezes, isso resulta em uma preocupação excessiva para a família ou, em contrapartida, em uma abordagem simplificada que minimiza o problema, levando as famílias a subestimarem a importância de buscar ajuda profissional especializada.

Portanto, antes de abordarmos qualquer transtorno, é fundamental lembrar que cada criança é um ser único, com características emocionais, cognitivas e psicomotoras próprias. Precisamos compreender como as funções cerebrais funcionam em cada caso específico e realizar uma avaliação precisa para se chegar a um diagnóstico correto.

Causas do TDAH

Alguns estudos indicam que o TDAH está diretamente relacionado a alterações no funcionamento de substâncias químicas chamadas neurotransmissores, que transmitem informações entre as células nervosas (neurônios). Pesquisas sugerem que fatores como hereditariedade, substâncias ingeridas durante a gravidez, sofrimento fetal, problemas familiares, entre outros, podem influenciar essa química cerebral. Embora a origem do TDAH seja multifatorial, a herança genética parece ser a causa mais provável.

Sintomas do TDAH

O TDAH caracteriza-se pela combinação de dois tipos de sintomas:

  1. Desatenção
  2. Hiperatividade/Impulsividade

Em geral, as crianças com TDAH são extremamente agitadas, não param quietas, mexem constantemente com mãos e pés e tendem a falar muito. Elas apresentam extrema dificuldade em manter a atenção, o que pode acarretar consequências como o esquecimento, já que a atenção é essencial para o bom funcionamento da memória. Uma observação importante é que, quando se envolvem em atividades que consideram extremamente interessantes e estimulantes, conseguem manter a concentração por um breve período. Esse fator pode ser uma dica útil no trabalho com crianças com TDAH.

Classificação do TDAH

O TDAH pode ser classificado em três tipos principais:

  1. Com predomínio de sintomas de desatenção
  2. Com predomínio de sintomas de hiperatividade/impulsividade
  3. Quando os sintomas de desatenção e hiperatividade/impulsividade aparecem em proporções semelhantes

O tratamento e a adaptação das atividades escolares variam conforme o tipo e o grau de predominância dos sintomas.

Diagnóstico do TDAH

O TDAH é um distúrbio crônico. Para que o diagnóstico seja confirmado, os sintomas devem ser constantes e persistir por um período mínimo de seis meses. Quando os sintomas aparecem de forma esporádica, a probabilidade de um diagnóstico de TDAH diminui consideravelmente.

Tratamento do TDAH

O tratamento do TDAH depende do tipo e da gravidade do transtorno. Ele geralmente consiste em psicoterapia, e o uso de medicamentos ocorre quando o paciente apresenta comorbidades ou outras condições associadas. O acompanhamento de pais e educadores também é essencial, pois é necessário que todos estejam cientes das estratégias e prioridades a serem adotadas no dia a dia da criança.

Dicas para Identificação de Sintomas do TDAH

Abaixo estão alguns sintomas que podem ajudar pais e educadores a identificar sinais de TDAH:

  • Esquecimento frequente de objetos e compromissos;
  • Facilidade em se distrair;
  • Dificuldade de concentração em atividades que exigem maior esforço mental;
  • Raridade em terminar tarefas;
  • Aparente desatenção ao que é dito;
  • Movimentos constantes de mãos e pés;
  • Dificuldade em permanecer sentado, com tendência a correr ou pular;
  • Fala excessiva;
  • Dificuldade em aguardar sua vez em atividades em grupo.

É importante observar que, dependendo do tipo de TDAH, alguns sintomas podem se manifestar com maior intensidade do que outros.

TDAH e o Ambiente Escolar

Na escola, as características descritas acima, estão frequentemente presentes, já que as crianças estão constantemente descobrindo o mundo ao seu redor. A agitação faz parte desse processo. A principal questão é saber como distinguir os casos que realmente necessitam de intervenção. A diferença está na severidade e na frequência com que os sintomas se manifestam.