Nesta postagem falarei um pouco das Dificuldades de Aprendizagem (DA) e suas consequências na vida da criança, família e educador.
Hoje em dia os Transtornos de aprendizagem estão ocupando uma boa parcela das queixas em consultórios e escolas. O fato de estarem ligados a distúrbios neurológicos geram grande preocupação e ansiedade, mobilizando equipes na tentativa de minimizá-los.
Porém tão importante quanto, estão as dificuldades de aprendizagem, que fazem parte do nosso dia a dia e que aos poucos estão causando prejuízos na vida da família. Como não estão ligadas diretamente a fatores orgânicos, acabam ficando em segundo plano.
Gostaria de ressaltar que as DA quando não identificadas no momento certo e tratadas, podem repercutir de forma negativa ao longo do desenvolvimento infantil, comprometendo sua aceitação, participação social, causando sentimentos de inferioridade, uma vez que a criança percebe que não atende as expectativas do grupo.
Com isso a criança acaba desenvolvendo comportamentos inadequados que só a farão se sentir cada vez mais fracassada.
É muito importante que as dificuldades de aprendizagem sejam tratadas por uma equipe multidisciplinar, caso contrário elas poderão perdurar por toda vida profissional e pessoal do adulto.
Podemos com isso imaginar quantas questões emocionais estarão presentes na vida dessa criança, futuro adolescente e adulto.
Um ponto fundamental nas dificuldades de aprendizagem é que os "sintomas ou características" são muito vagos e particulares e nem sempre encontramos sua causa no portador, podendo estar relacionadas a outros fatores que cercam a criança, como família e escola. Esses fatores muitas vezes dificultam o diagnóstico, ao contrário dos transtornos onde os sintomas podem ser agrupados e definidos, chegando-se a um diagnóstico mais preciso.
Minha sugestão após anos de trabalho em escola é que cada DA seja muito bem observada e tratada de acordo com as particularidades de cada criança, levando em consideração, sua personalidade (jeitinho de ser), estrutura familiar, social e escola.
Como causa das dificuldades de aprendizagem, listarei várias situações, que fazem parte do nosso dia a dia e que se identificadas e orientadas ou tratadas poderão prevenir as DA:
1 - Crianças com dificuldade de adaptação escolar, causadas por inadequação a escola e bullying;
2 - Chegada de um irmãozinho, perdas de entes queridos ou animalzinho de estimação;
3 - Desajustamentos na estrutura familiar, separação, brigas, pais ausentes, pais muito ou pouco exigentes, autoritários, agressivos, constante mudança na rotina familiar, constante mudança de horários das atividades diárias, excesso de atividades, mudanças de casa e escola;
4 - Questões emocionais envolvendo a personalidade da criança, timidez, introversão e baixa autoestima;
5 - Uso de medicamentos que podem afetar o comportamento ou estado emocional da criança, causando hiperatividade, sonolência, falta de memória e dificuldade de concentração.
Na tentativa de ajudar pais e educadores no diagnóstico das DA, darei algumas dicas das principais características:
1 - Problemas na linguagem esperada para a faixa etária em questão;
2 - Dificuldade ou lentidão na escrita, geralmente fica ilegível o que escreve;
3 - Falta de interesse em ouvir histórias;
4 - Falta de concentração;
5 - Falta de memória;
6 - "Hiperatividade" em sala de aula;
7 - Dificuldades no processo de alfabetização;
8 - Dificuldade para desenhar (essa dificuldade pode estar expressa na oposição da criança em querer desenhar);
9 - Sonolência e cansaço;
10 - Dificuldade em interagir.
Como consequência a toda frustração e ansiedade causadas pela dificuldade de aprendizado, a criança poderá apresentar mudanças no comportamento, essas mudanças poderão variar de acordo com cada criança, listo abaixo alguns comportamentos inadequados:
1 - Se torna mais agressivo com colegas, pais e professores;
2 - Muitas vezes passa a pertencer a grupos mais agitados dentro da própria escola;
3 - Desafia pais e professores;
4 - Não sente vontade de ir para a escola;
5 - Pratica bullying como forma de extravasar sua raiva acerca de sua própria condição (a melhor defesa é o ataque);
6 - Desenvolve comportamentos depressivos, desânimo, tristeza, não sente vontade de participar das atividades propostas, timidez, medo e isolamento.
O quanto antes identificamos um problema, maiores são as chances da criança não sofrer as consequências desse problema, portanto, quando necessário, procurem ajuda profissional. Evitamos assim a ansiedade, frustração e possível comprometimento da vida escolar da criança.
Se pudéssemos avaliar a quantidade de pessoas, que hoje, têm sua felicidade afetada, por conta dessas dificuldades vividas na infância, ficaríamos surpresos.